Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Seu Nilton, Steve Jobs e David Croft (e a vida e morte de cada um)




Na Folha de hoje (06/10/2011), na página 2, Maxwell faz um necrológio em contraponto ao da onipresente morte de Steve Jobs, falando de David Croft.

Faço aqui outro, para mim infinitamente mais importante: hoje faz dois anos que meu pai morreu. Eu estava com ele no momento final, e desde então assim continuo. Acho que só deixará de ser assim quando for minha vez. Com a gente morrem nossos mortos.



KENNETH MAXWELL

"Dad's Army"

David Croft morreu recentemente, em Tavira, Portugal, aos 89 anos. Foi o mais bem-sucedido dos roteiristas de humor da TV britânica.
A mais famosa de suas séries cômicas foi "Dad's Army", escrita em parceria com Jimmy Parry. A série se estendeu por mais de 80 episódios, entre 1968 e 1977, e continua a ser reprisada pela BBC a cada semana. Sua segunda série memorável, "Are You Being Served?", escrita com Jeremy Lloyd e exibida originalmente entre 1972 e 1985, também continua a ser reprisada semanalmente nos EUA pela rede PBS.
"Dad's Army" se passa em Walmington-on-Sea, uma cidade fictícia na costa inglesa, e trata das trapalhadas diárias da "Home Guard" local, uma força voluntária de defesa formada por homens velhos demais, jovens demais ou considerados inaptos para o serviço militar convencional durante a Segunda Guerra Mundial.
A unidade é comandada pelo gerente do banco local, o capitão Mainwaring, um esnobe de classe média baixa (interpretado por Arthur Lowe), e pelo sargento Wilson, um aristocrata lânguido (John Le Mesurier). Cada episódio acompanha o pelotão em seus exercícios realizados em diversos locais da cidade e da região rural vizinha, durante os quais eles enfrentam diversos oponentes, especialmente os integrantes do serviço local de vigilância aérea, bem como prisioneiros de guerra italianos e, ocasionalmente, alemães.
"Are You Being Served?" se passa na loja de departamento Grace Brothers, uma empresa familiar. O velho sr. Grace mal aparece, e de qualquer modo está sempre mais interessado em sua jovem e atraente secretária. A administração da loja no dia a dia cabe ao sr. Rumbold, e o departamento de vendas, que serve de cenário à comédia, está sob o comando do capitão Peacock.
Ao contrário de "Dad's Army", em "Are You Being Served?" mulheres desempenham papéis importantes. Os principais personagens são a sra. Slocombe (Mollie Sugden), a pretensiosa supervisora da seção feminina, sempre ostentando penteados exagerados em tons berrantes de loiro e laranja, e sua assistente, Miss Brahms, uma jovem de classe operária. O objeto do amor (não correspondido) de Slocombe é o sr. Humphries, que trabalha na seção masculina, interpretado por John Inman com exagero histriônico.
Os críticos alegam que o segredo do sucesso de David Croft é o apetite infindo dos britânicos por nostalgia e por insinuações eróticas em ambiente costeiro. Outros acham que sua virtude está no uso de ambientes restritos para comentar, de maneira engraçada, tópicos importantes como guerra, classes sociais, inveja, velhice, mortalidade e insinuações sexuais. Uma coisa é clara: suas séries são uma invenção peculiarmente britânica.

KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário