Pesquisar este blog

domingo, 29 de julho de 2018

Silêncio - Scorsese

O filme não é melhor porque adota o ponto de vista da fé católica. A ação os padres que abjuraram a fé católica é apresentada a partir do entendimento que eles não traíram, nem duvidaram, de sua fé. Aceitaram a derrota política, impediram a morte de mais cristãos, o que, secretamente, significa continuar fiel. É o que Ferrreira, alias, diz a Rodrigues, no momento de sua abjuração: é o que Cristo faria.
Desta posição, as inteligentes podenrações politicas dos japoneses são vistas como razoáveis, mas como "o poder", enquanto a fé é uma realidade de outra ordem, a da Verdade.
Em momento algum, de fato, os cristãos sentem a possibilidade do que diz o tradutor japones, de que no fundo as fés são semelhantes, ou seja, não sentem balançar suas certezas.
Aí, o que diz Ferreira, que os japoneses não entendem a fé cristã, é só uma mentira útil.
Se sentissema dúvida, se o Silêncio fosse teologicamente mais profundo, não haveria necesidade de tantos diálogos, e a bela fotografia, que sugere uma relação com a expressão plastica japonesa, das gravuras bidimensionais, teria um outro peso na narrativa
Pra começo de conversa, se poderia euilbrar a violência geopolitica, pondo em perspectiva a violencia colonial portuguesa também - e não só a violencia japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário